header-photo

Reciclando Idéias

Entendendo...

A reciclagem é conhecidamente um procedimento de tratamento de lixo urbano, visando à preservação do meio-ambiente, que enxerga o lixo como matéria-prima. Existem hoje diversas tecnologias para reaproveitamento do lixo, o processo é composto por diversas fases, mas a primeira e fundamental delas é a coleta seletiva, através da qual faz-se uma separação prévia e recolhimento do material.

O primeiro passo a ser dado é separar o lixo em lixeiros distintos, um para cada tipo de material. Convencionalmente divide-se os recipientes para lixos secos em: plástico, metal, vidro e papel (identificados através das cores vermelho, amarelo, verde e azul, respectivamente).

O lixo recolhido é entregue aos catadores e levado para um depósito, onde é triado, prensado e enfardado com o auxílio de prensas hidráulicas. Assim, diminui-se o volume do material, melhorando o uso do espaço por facilitar a organização. Os fardos separados por espécie de material são vendidos para os grandes sucateiros, estes, então, vendem às indústrias.

Processando...

Alumínio
Recicláveis: Latinhas de refrigerante, peças de carros, etc.
O processo: Após a triagem feita na usina de reciclagem, é feita uma outra com um separador eletromagnético para separar possíveis pedaços de ferro que estejam entre o alumínio. O material é picotado, então, repete-se a separação eletromagnética e uma “peneira vibratória” é usada para tirar pequenos resíduos como a areia, e um “separador pneumático”, através de jatos de ar, retira resíduos como papéis e plásticos. Feito isso, o alumínio é colocado num forno que realiza a retirada de tintas e vernizes. Em seguida, o material é levado ao forno para a fusão, transformando-se em metal líquido e, posteriormente, em chapas de alumínio prontas para a reutilização na indústria.

Papel
Recicláveis: Papel pra escrita, cartolina, cartão, etc. Não-recicláveis: Papel vegetal, carbono, papel higiênico usado, papel engordurado, etc.
O processo: A reciclagem do papel assemelha-se à fabricação papel-virgem, ou seja, junta-se fibras de celulose, evita-se a entrada excessiva de água e usar-se de pigmentos e cargas para aumentar a qualidade do papel. No processo de reciclagem introduz-se a etapa da purificação do material. O papel é transformado numa pasta e as impurezas são removidas com uma série de lavagens, a secagem é feita através dos métodos da prensagem e ventilação com ar aquecido.

Vidro
Recicláveis: Garrafas, copos, embalagens, vasilhames, etc. Não-recicláveis: espelhos, lâmpadas, tubos de tv, vidros planos (portas, janelas, tampos de mesa), cristais, porcelana, entre outros.
O processo: O vidro é o mais complicado e mais necessário material a ser reciclado, por ser um material não-degradável (ou seja, ele não se decompõe quando lançado na natureza) e tem que ser minuciosamente purificado.
O vidro é submetido a um eletroímã para separação dos metais contaminantes. Em seguida, é lavado em um tanque com água. Passa, então, por uma esteira para catação de impurezas, como pedras, plásticos e vidros indesejáveis que ainda não tenham sido retidos anteriormente. Um triturador transforma o material em cacos de tamanhos homogêneos, e compacta-se o máximo possível para o armazenamento.

Plástico
Recicláveis: Garrafas PET, sacolas plásticas, papel filme, entre outros. Não-recicláveis: Botões de rádio, pratos, canetas, bijuterias, cabos de panela, etc.
O processo: Todo o material é moído, em seguida, o plástico é lavado em tanques. Alguns tipos de plástico, que são muito leves, passam pelo aglutinador para ganhar densidade, através de um choque térmico. Por fim, o material passa pelo processo de secagem com um grande ventilador, e são armazenados.


Clarissa Santos

0 comentários: